AS CIVILIZAÇÕES DA ÍNDIA - HUMANIDADES EM FOCO !

Latest

quarta-feira

AS CIVILIZAÇÕES DA ÍNDIA

FORMAÇÃO DA ÍNDIA

Por volta da 3º milênio a.C., habitantes do noroeste indiano começaram a erguer cidades ao longo do rio Indo (atual Paquistão). Seus habitantes eram os dravidianos, cujas casas eram de tijolo e barro e contava com eficiente sistema de agua e esgoto. Por volta de 1800 a.C., começaram a abandonar as cidades em direção ao vale do rio Ganges e ao sul da Índia atual.

DRAVIDIANOS











A CHEGADA DOS ARIANOS

Ariano é a forma genética pela qual são chamadas as pessoas de pele clara, originaria de tribos nômades que habitavam a região do Cáucaso. Por volta do 2º milênio invadiram o território dravidianos e passaram a viver como sedentários e incorporaram muitas palavras e aspectos religiosos, dando assim origem ao hinduísmo. Os fundamentos dessa religião estão registrados no livro Rig Veda ou “Livro do Conhecimento”, coletânea de 1028 hinos.


ARIANOS















UMA SOCIEDADE DE CASTAS

Castas são grupos sociais fechados, composto de pessoas que exercem a mesma profissão.  Nesse sistema, não se pode passar de uma casta para outra. Os sacerdotes encontravam-se no topo da hierarquia social, na casta dos brâmanes. Entre os séculos VII e VI a.C, a população pobre passaram a questionar os privilégios dos sacerdotes, assim surgiram duas correntes reformistas no hinduísmo: o budismo e o jainismo.

















DO IMPÉRIO MAURIA AO IMPÉRIO GUPTA

Ao mesmo tempo que passava por mudanças religiosas a Índia também passava por mudanças políticas. Em 321 a.C., o guerreiro Chandragupta Maurya, após derrotar os macedônios, fundou o Império Mauria. Entretanto seria com seu neto, Askoka que o Império Mauria viveria seu apogeu. Porém, este império fragmentou-se em 184 a.C. No século XVIII os ingleses assumiriam o controle político do país, que teria sua independência em 1947.


IMPÉRIO MAURIA













Nenhum comentário:

Postar um comentário