IMPÉRIO INCA - HUMANIDADES EM FOCO !

Latest

quarta-feira

IMPÉRIO INCA

ORIGEM DO IMPÉRIO

Até o seculo XII, os incas eram apenas um dos diversos povos que viviam na America do Sul. No final daquele seculo eles se estabeleceram no Vale de Cuzco, em uma depressão na Cordilheira do Andes.

No início do seculo XIV, já haviam se tornado o mais importante povo da federação de povos andinos. Em menos de cem anos, seus antigos aliados da federação haviam sido subjugados. Era o inicio do Império Inca.

Em seu período de maior esplendor, no seculo XVI, o Império Inca estendia-se por uma área de mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, englobando territórios pertencentes hoje ao Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Chile e Argentina, na qual viviam cerca de 10 milhões de pessoas. A cidade de Cuzco era o centro político, religioso e cultural.



















O Império Inca chegou a reunir cerca de cem povos distintos. Todos eles encontravam-se subordinada a um soberano, o sapa inca ("único inca"), ou intip cori ("filho do sol"). A maioria da população era formada por lavradores, pois a produção agrícola era a base da vida econômica.

As aldeias, chamadas de ayllu, constituíam a comunidade básica. Nela viviam os camponeses e suas famílias. Nas terras de uso coletivo criavam a  alpaca - onde obtinham lã para fabricação dos tecido e a Ilhama, utilizado principalmente como meio de transporte de carga.

ENGENHARIA INCA

O abastecimento das diversas regiões do império era feito por meio de um sistema de estradas que ligava o território inca de norte a sul e de leste a oeste. Segundo pesquisas recentes, essas estradas totalizavam de 30 a 50 mil quilômetros de extensão.

Além das estradas, os engenheiros e os trabalhadores incas ergueram  cidades, templos e palácios. Desenvolveram também técnicas que permitam sobreposição de blocos sem uso de argamassa e as cidades mais desenvolvidas contavam com o sistema de água encanada e esgoto.

Um dos exemplos mais significativos é Machu Picchu, cidade encravada no alto de uma montanha no Peru e considerada o principal conjunto arquitetônico pre-colombiano do continente americano.


MACHU PICCHU, NO PERU.

OS QUIPOS

Os incas não desenvolveram uma escrita formal. Para questões de contabilidade, no entanto, eles criaram os quipos, sistema no qual as informações eram registradas por meio de feixes de corda de tamanhos e cores diferentes e com diversos nós. Os quipos permitiam aos funcionários do império armazenar informações relativas às safras agrícolas, ao pagamento de imposto, entre outros.


QUIPO












Politeístas, os incas mumificavam seus mortos e acreditavam que todas as divindades haviam sido criadas a por um deus chamado Wiraqocha. No entanto, entre os muitos deuses de seu panteão, o Sol - Inti - era a divindade de maior importância.

Acesse o link abaixo e assista um documentário sobre “los niños de Llullaillaco”, como são chamadas as três múmias incas que compõem o acervo do MAAM (Museu de Antropologia estão entre as mais bem conservadas do mundo.

Link >> "Los niños de Llullaillaco"

Nenhum comentário:

Postar um comentário