POVOS DA MESOPOTÂMIA - HUMANIDADES EM FOCO !

Latest

quinta-feira

POVOS DA MESOPOTÂMIA

O PRIMEIRO IMPÉRIO MESOPOTÂMICO

Por volta de 2350 a.C., os acadianos, um povo de origem semita, invadiram a região e tomaram a Suméria. Os acadianos incorporaram muitos dos costumes e práticas dos sumérios, inclusive a escrita cuneiforme. A partir disso o rei Sargão I, unificou sob seu governo não só as cidades do centro, mas também do sul. Nascia, assim, o Primeiro Império Mesopotâmico que em 2100 a.C. seria destruído por inimigos.

BABILÔNIA E SEU IMPÉRIO
 
Com o declínio do império fundado por Sargão I, destacou-se na Mesopotâmia a cidade da Babilônia, habitada pelos amoritas, povo originário do deserto da Arábia. Entre 1792 e 1750 a.C., um dos reis babilônicos, Hamurabi unificou toda a região. Dessa unificação surgiu o Primeiro Império Babilônico (1800-1600 a.C.. Ele unificou também a língua e a religião e estabeleceu o código de leis mais antigo o Código de Hamurabi.


HITITAS E ASSÍRIOS

Após a morte de Hamurabi, o Império Babilônico sofreu invasões até se desintegrar por completo, em 1600 a.C. Nessa época, os hititas, povo originário da Anatólia conquistaram a supremacia territorial e politica da Mesopotâmia.

Por volta de 1200 a.C., os hititas foram dominados pelos assírios, povo que vivia no norte da Mesopotâmia. Começava, assim, o Império Assírio (1200 – 612 a.C.).
















O SEGUNDO IMPÉRIO BABILÔNICO

Com o fim do Império Assírio, os babilônicos recuperaram o poder na Mesopotâmia. Esse período ficou conhecido como Segundo Império Babilônico (612-539 a.C.) Um dos seus reis, Nabucodonosor (604-562 a.C), expandiu as fronteiras da Mesopotâmia e conquistou Jerusalém. Após sua morte o império entrou em decadência, até que em 539 a.C. foi conquistado pelos persas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário