OS PERSAS - HUMANIDADES EM FOCO !

Latest

segunda-feira

OS PERSAS

ORIGENS DA PÉRSIA

As origens da antiga Pérsia remontam a 2000 a.C., quando tribos nômades originarias da Ásia central e da Rússia atual instalaram-se no planalto iraniano. Entre essas tribos estavam os medos e os persas. Por volta do século VII a.C , os medos foram unificados por Déjoces, que se tornou rei. Coube ao seu neto Ciaxares a tarefa de consolidar o Império Medo. Assim, ele dominou os persas e outros povos, que passaram a lhe pagar tributos.

A UNIFICAÇÃO DE MEDOS E PERSAS

Com a morte de Ciaxares, o trono dos medos passou a ser ocupado por seu filho Astíages. Este, prometeu sua filha para o principal líder persa. Da união nasceu Kurush (Ciro, em grego). Em 559 a.C. assumiu o lugar do seu pai e unificou as tribos persas. Temendo perder o poder Astíages em 550 a.C. avançou contra Ciro em Pasárgada, mas foi derrotado, assim ele incorporou o reino dos medos dando inicio a dinastia Aquemênida.

CIRO, O GRANDE.












A FORMAÇÃO DO IMPÉRIO
  
Após a morte de Ciro e algumas disputas internas, um líder chamado Dario assumiu o poder em 522 a.C. Ele expandiu ainda mais o império persa. Em 524 a.C. os persas foram vencidos pelas cidades-Estado gregas nas Guerras Médica ou Grego-Persa. Em 331 a.C. Alexandre, o Grande, derrotou Dario III e pôs fim a dinastia Aquemênida. Em 1935, o país passou a se chamar Irã.

ALEXANDRE, O GRANDE.














A RELIGIOSIDADE DOS PERSAS
 
A população, porém, cultuava divindades que personificavam as forças do bem em permanente luta contra as trevas e os demônios. Acreditava que quem combatesse as forças do mal alcançaria a felicidade e a vida eterna.

ZOROASTRO, O PROFETA DOS PERSAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário